terça-feira, 8 de novembro de 2011

Eve of Destruction

Lembrei desta canção, que diz muito sobre uma época que se encontrava no limiar da destruição.
Muitos artistas, pensadores e pessoas comuns abandonam sua condição de pacato cidadão e vão às ruas dizer às "autoridades ensandecidas de prepotência" que havia uma parcela da sociedade interessada na questão; e que a massa popular não compactuava com o que seus representantes estavam realizando.
Os meios de comunicação ainda eram primitivos, mas havia naquela geração algo de efervescente, um olhar não conformado com o mundo ao seu redor; mas uma atitude de transformação, buscando razões para uma esperança!

Aqui está a letra:

EVE OF DESTRUCTION (Barry McGuire, 1965)

The eastern world it is explodin',
O mundo oriental está explodindo
Violence flarin', bullets loadin',
Violência eclodindo, balas disparando
You're old enough to kill but not for votin',
Você é velho o suficiente para matar, mas não para votar,
You don't believe in war, what's that gun you're totin',
Você não acredita na guerra, qual é a arma que você está segurando?
And even the Jordan river has bodies floatin',
E até o rio Jordão tem corpos flutuando,
But you tell me over and over and over again my friend,
Mas diga-me mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Ah, you don't believe we're on the eve of destruction.
Ah, você não acredita que estamos às vésperas da destruição.


Don't you understand, what I'm trying to say?
Você não entende, o que estou tentando dizer?
Can't you feel the fears that I'm feeling today?
Você não consegue sentir os medos que eu estou sentindo hoje?
If the button is pushed, there's no running away,
Se o botão é pressionado, não há como fugir,
There'll be no one to save with the world in a grave,
Não haverá ninguém para salvá-lo com o mundo em um túmulo,
Take a look around you, boy, it's bound to scare you, boy,
Dê uma olhada em torno de você, garoto, sou obrigado a te assustar, garoto,
And you tell me over and over and over again my friend,
E você me diz mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Ah, you don't believe we're on the eve of destruction.
Ah, você não acredita que estamos às vésperas da destruição.


Yeah, my blood's so mad, feels like coagulatin',
Sim, meu sangue é tão louco, parece que está coagulando,
I'm sittin' here, just contemplatin',
Eu estou sentado aqui, apenas contemplando ,
I can't twist the truth, it knows no regulation,
Eu não posso torcer a verdade, ele não conhece o regulamento,
Handful of Senators don't pass legislation,
Punhado de senadores não passam de legislação,
And marches alone can't bring integration,
E marchas por si só podem não trazer a integração,
When human respect is disintegratin',
Quando a relação humana é desintegrada,
This whole crazy world is just too frustratin',
Todo mundo é louco, é apenas frustrante demais
And you tell me over and over and over again my friend,
E você me diz mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Ah, you don't believe we're on the eve of destruction.
Ah, você não acredita que estamos às vésperas da destruição.


Think of all the hate there is in Red China!
Pense de todo o ódio que existe na China Vermelha!
Then take a look around to Selma, Alabama!
Então dê uma olhada em volta para Selma, Alabama!
Ah, you may leave here, for four days in space,
Ah, você pode deixar tudo aqui, durante quatro dias no espaço,
But when your return, it's the same old place,
Mas quando do seu retorno, estará o mesmo velho lugar,
The poundin' of the drums, the pride and disgrace,
O runfar dos tambores, o orgulho e vergonha
You can bury your dead, but don't leave a trace,
Você pode enterrar seus mortos, mas não sem deixar um rastro,
Hate your next-door-neighbour, but don't forget to say grace,
Odeie seu vizinho, mas não se esqueça de dizer a graça,
And you tell me over and over and over and over again my friend,
E você me diz mais e mais e mais e mais uma vez meu amigo,
you don't believe we're on the eve of destruction.
você não acredita que estamos às vésperas da destruição.
you don't believe we're on the eve of destruction.
você não acredita que estamos às vésperas da destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário